Depois de muita especulação em torno dos novos lançamentos da Honda no Brasil, é anunciada a chegada da XL1000V Varadero, a primeira big-trail importada oficialmente. Embora a data exata do começo da comercialização não tenha sido divulgada, o modelo deve estar disponível já a partir do início do segundo semestre na rede de concessionárias da marca japonesa. O novo modelo deve agradar aos fãs da versatilidade das big-trails, prontas para encarar desde uma rodovia bem-pavimentada até uma estradinha de terra em longas viagens.Apesar das inovações tímidas em seu conjunto, a versão 2007 da Varadero, que deve chegar ao País, mantém um estilo imponente e arrojado. Graças às carenagens laterais um tanto quanto “avantajadas” em razão do volume do tanque de combustível (25 litros), todo esse apelo fica ainda mais reforçado. Na dianteira um pára-brisa ajustável garante maior comodidade e proteção ao piloto.
O novo painel de instrumento conta com velocímetro e conta-giros analógicos. Outro pequeno indicador digital logo acima informa todo o funcionamento elétrico e mecânico do modelo, além da autonomia em quilômetros, com base no combustível disponível. Há ainda um compartimento lateral que permite guardar pequenos objetos, como carteira ou celular. O assento de novo formato no modelo 2007 está a 838 mm do solo – indicação de que os “baixinhos” terão de se adaptar a essa big-trail. Na rabeta, o visual é simples e elegante, com destaque para as setas incorporadas à luz de freio, e as novas ponteiras dos escapes.Na parte mecânica está a marca registrada da Varadero. O motor bicilindrico em “V” a 90º com 996 cm³ e comando duplo no cabeçote (DOHC) conta com sistema de injeção eletrônica PGM-FI e câmbio de seis marchas com transmissão final por corrente. Segundo dados do modelo vendido na Europa, a potência é de 94 cv a 7.500 rpm e o torque de 9,8 kgfm a 6.000 rpm. Nesse modelo 2007, a única novidade é o protetor de cárter, útil contra pedras e pequenas batidas. O motor bastante “torcudo” empurra os 238 kg dessa big-trail, número razoável para uma moto desse porte e categoria. O quadro dessa big-trail japonesa é do tipo diamante com tubos de aço e oferece boa rigidez contra torções. Na traseira a suspensão pro-link tem curso de 145 mm com possibilidade de 40 posições de ajuste na pré-carga da mola. Na frente a suspensão usa um garfo telescópico convencional com curso de 155 mm e tubos de 43 mm de diâmetro. O freio dianteiro tem discos duplos de 296 mm e pinça com 3 pistões. Atrás o disco é simples com disco de 256 mm. No Brasil a Varadero chega para encarar modelos como Suzuki DL 1000 V-Strom e BMW R 1200 GS. A Honda não dá mais detalhes sobre a versão a ser importada do Japão para o Brasil, mas a nova integrante da linha de importadas da marca japonesa deve chegar em três opções de cores: preta, prata e vermelha.