Ducati Hypermotard


Quando a Ducati reuniu a imprensa especializada no Salão de Milão em 2005 para mostrar a Hypermotard, ninguém poderia imaginar os planos da fábrica com esta “supermotard” de incríveis 1100 cm³. Na ocasião, a agitação do público e da mídia em torno do modelo foi tanta que a moto chegou a ganhar um prêmio de design concedido pela Motorcycle Design Association com o título de “Best of Show”. Agora, quase dois anos depois de sua primeira aparição, a Ducati decide não frustrar as expectativas de seus fãs e anuncia a produção em série desta macchina, com início de comercialização já para junho na Europa.Concorrente direta de modelos como a KTM Supermoto 950 e BMW HP2 Megamoto, a nova Hypermotard parece ser um misto de vários estilos, mas com alma focada nas supermotos. Na dianteira, o destaque está no desenho utilizado para dar forma ao curto pára-lama e à carenagem frontal, como se fizessem parte de uma mesma peça plástica. O painel de instrumentos é digital e não tem botões. Para visualizar suas informações, basta fazer a seleção do menu por meio de uma pequena chave localizada à esquerda, no guidão.Um dos destaques no desenho da Hypermotard está na posição dos espelhos retrovisores, presos às extremidades das duas manoplas. O tanque de combustível tem capacidade para 12,4 litros e está encoberto por duas carenagens laterais bem ao estilo off-road. Na traseira, destaque para o desenho curto da rabeta, formada por um belo conjunto ótico de leds (diodos emissores de luz), fixada um pouco acima das duas saídas do escape.O estilo de supermotard não está presente apenas no nome e no desenho dessa nova Ducati, mas também na posição de pilotagem. Graças ao formato e à altura do assento (835 mm), o piloto consegue uma condução um pouco mais à frente, o que centraliza o ponto de equilíbrio do modelo e prioriza a versatilidade em manobras mais ousadas no trânsito urbano ou até mesmo nas pistas. Se até aqui a Hypermotard já surpreende, é no desempenho que ela realmente mostra seus verdadeiros dotes. Muitos dos seus componentes, como chassi e motor, são praticamente os mesmos que equipam a Multistrada 1100, também da Ducati. O propulsor é um potente bicilindrico em “L” de 1078 cm³ com distribuição desmodrômica, marca registrada da Ducati. O arrefecimento é a ar e a potência é de 90 cv a 7.750 rpm, com torque de 10,5 kgfm a 4.450 rpm. A alimentação de combustível fica a cargo de uma injeção eletrônica da Marelli, com câmbio de seis marchas e transmissão final feita por corrente. Segundo a fábrica, tanta força pode empurrá-la facilmente a velocidades superiores a 200Km/h, marca muito expressiva para a categoria. Tudo isso é responsável por tornar a Hypermotard uma das supermotos mais nervosas, e por que não, desejadas.