O modelo é definido pela marca japonesa como “fun bike”, por não se encaixar a qualquer outra categoria – como as big trails. Seu preço nessa linha 2007 é de R$ 44.740,00 – sem frete e seguro.A TDM 900 é equipada com motor de quatro tempos, bicilíndrico, de 897 cm³ de cilindrada, cinco válvulas por cilindro e duplo comando no cabeçote (DOHC). Tem potência de 88 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 9,1 kgfm a 6.000 rpm. No novo modelo, os carburadores foram substituídos por sistema de injeção eletrônica. De acordo com a Yamaha, o motor foi colocado em posição mais avançada, o que colabora para que os 192 kg de peso estejam distribuídos quase no ideal de 50% sobre cada um dos eixos.É aplicada tecnologia refinada na construção de seu chassi, feito de liga de alumínio (Yamaha CF Aluminium Die Casting Technology). O processo é exclusivo e dispensa soldas, além de eliminar 30% do ar da liga, de acordo com a fábrica – é a mesma técnica aplicada na construção do chassi da esportiva R1.Ela vem com rodas de liga leves com pneus radiais de 120/70 de 18 polegadas na dianteira e 160/60 de 17 polegadas na traseira, além dos freios com disco duplo de 298 mm de diâmetro na frente e único de 245 mm atrás.