.
A italiana Bimota, uma das marcas mais exclusivas do mundo das duas rodas, desembarcou no Brasil por intermédio da Perfect Trading. Construída quase que artesanalmente na modesta fábrica de Rimini (Itália), a Bimota oferece produtos com design premiado e componentes de última geração. Nesse “mototeste” pilotamos a única unidade da DB6R Delírio disponível no país. Equipada com motor Ducati 1100, a moto “made in Italy” é a tradução da própria tecnologia da emoção. E é por esta união entre sofisticação, exclusividade e tecnologia embarcada que a marca pode ser considerada a Ferrari da motos. Detalhe: a DB6R Delírio, top de linha entre as nakeds da Bimota, está avaliada em R$ 97 mil.
.
Design
.
De cara, o motociclista fica impressionado pelo visual agressivo. Design único, acabamento em fibra de carbono, muitas peças de grife – Brembo, Marzocchi, Extreme Tech e Marvic – além de um coração que pulsa firme e forte. Essa naked traz como grande diferencial a balança traseira construída em treliça. A Bimota é a única marca do mundo a utilizar esta configuração.Na parte dianteira, o farol de forma triangular ganhou uma moldura em fibra de carbono, peça que incorporou também os piscas e serve também como uma espécie de cockpit para o painel de instrumentos. Aliás, muitas das peças usinadas utilizadas nos modelos da marca são feitas uma a uma, quase que artesanalmente, na fábrica italiana. Por isso a produção anual é limitada a 600 unidades.O desenho do tanque, em conjunto com a altura do banco e a posição das pedaleiras, faz com que o piloto “vista” a DB6R Delírio. Confortavelmente posicionado sobre a moto, o motociclista tem à sua frente um guidão largo que oferece boa posição de pilotagem. Desculpem o trocadilho, mas a DB6R Delírio é um colírio para os olhos dos motociclistas mais exigentes.
.
Impressões de Pilotagem
.
Quando se dá a partida, o som grave que sai das belas ponteiras posicionadas sob a rabeta instigam o piloto a acelerar sem dó a “macchina” italiana que, segundo o importador, pode chegar a até 230 km/h. Nas primeiras impressões de pilotagem, a DB6R Delírio é uma moto leve, ágil, estável, segura, rápida e que oferece um bom ângulo de inclinação nas curvas.Equipado com injeção de combustível, o propulsor bicilíndrico em “L” a 90º, com duas válvulas por cilindro, responde com muita eficiência ao giro do acelerador, oferecendo muita potência. Com 1.078 cm³ de capacidade, produz 95 cv de potência e 10 kgm de torque. Trata-se da última versão do vigoroso motor Ducati 1100, do modelo Multistrada, e tem muita força para aceleradas e retomadas, principalmente em baixas e médias rotações. Ou seja, em um piscar de olhos o motociclista já passou dos 100 km/h. Para facilitar a vida do piloto, a moto conta ainda com um amortecedor de direção da Extreme Tech.Outro diferencial é sua embreagem antiblocante. O acionamento é hidráulico, porém os discos trabalham a seco. Esse sistema é muito similar ao utilizado pela equipe Ducati no Mundial de Superbike.